quarta-feira, 19 de novembro de 2008

sua brincalhona


"eu não acredito em reformas quando se está em democracia; quando não se está em democracia é outra conversa, eu digo como é que é e faz-se (...) e até não sei se a certa altura não é bom haver seis meses sem democracia, mete-se tudo na ordem e depois então venha a democracia."

são as polémicas declarações de manuela ferreira leite de ontem. agora há quem diga que foi ironia, conhecido o apurado sentido de humor da senhora.

a vossemecê parece-lhe mais importante a preocupação da candidata com uma certa iliteracia (através, claro, da sua gorda lupa cómica)do que a sua brilhante ironia.

além de ter repetido quatro vezes a palavra democracia neste pequeno excerto, disse também a senhora manuela, a propósito dos ataques do governo às várias classes profissionais: "fizeram-se isso com os médicos, fizeram-se isso com os juízes, fizeram-se isso com os professores". ela sabe que a construção correcta seria "fizeram isso" ou fez-se isso". se o tivesse dito uma vez, poderia ter-se tratado de uma compreensível gaffe, tendo sido várias seguidas, vossemecê entende que a senhora ferreira leite é uma brincalhona com estas também subtilíssimas referências ao analfabetismo político nas entrelinhas do seu discurso.

preocupações de uma candidata séria a primeiras ministros (tenham-se cuidado com o políticos que se elegem).

Sem comentários: